segunda-feira, abril 25, 2005



taken by sombrArredia

Neste dia, há um ano atrás,

este cravo teve a "liberdade"
de me ser dado.

Lembraste?

domingo, abril 24, 2005

Nocturno

A arte já sabemos nasce
da imperfeição das coisas
que trazemos para casa
com o pó da rua
quando a tarde finda
e não temos água quente
para lavar a cabeça.
Tentamos regular
com açudes de orações
o curso da tristeza
mudamos de cadeira
e levamos a noite
a dizer oxalá
como se a palavra
praticasse anestesia.


José Miguel Silva
Ulisses já não mora aqui
& etc.

"Atrás"
Técnica mista sobre papel
Trabalho gentilmente cedido por Cristiane Alcântara

:)
ehheehhe
[cadê você?....Beijins ]

terça-feira, abril 19, 2005

" No Porto
pode haver neblina numa manhã de Agosto,
a dar brilho às pontes e a beijar o rio,
como se fosse um manto de nevoeiro"
Desenho by Rui Pedro Bordalo in JUP 2001 Posted by Hello

sexta-feira, abril 15, 2005

. . . ......
. . .... .
. . .... ...
. . .. . .. ..
.
. ......
..
. . . . ...

.
.. . . .



Over the Rhine
"Born"
.
.
.
...
.
.. ...
... .
. ......

SombrArredia (cá o Je), decide pôr um pouco de animação no "tasco",
pois já teve "reclamações " dizendo que o Blog andava muito sério
e que despoletava memórias (e afins) demasiado pesaditas.
Portanto pessoal...apesar de o tema musical ser uma balada,
dá para descontrair um pouco.
Ahhh...E um conselho : prestem atenção ao poema.Ele merece.











quarta-feira, abril 13, 2005

ando por aqui...
_____
________
___________

"...Cá está ela, a inquietação sem resposta, que não se deixa vencer;

cá está ela outra vez a aproximar-se em passinhos lentos"

"O desenhador"______Fátima Pombo

terça-feira, abril 05, 2005

Apesar de hoje não estarmos em conexão,
é p´ra ti estas linhas Sister *
@by Sten
Ligo-te logo
sem o mínimo intuito
de me emaranhar nos teus nomes,
predicados e sonetos sem rima,
e tardes de neblina
que enxugas com a ternura
que sempre me disseste que te era cara.
Sim,
podes esperar que eu ligo-te logo
contando-te de olhos cerrados
todos os meus inúmeros medos
que me ensombreiam para ir ao teu encontro
na breve precaridade dos dias
que consegues dissolver na poesia
sem que para isso inventes desculpa para a tua ausência.
[apesar de...]
Sim.
Ligo-te logo...
Fev. 05

sábado, abril 02, 2005

Vamos lá contar as armas
tu e eu, de braço dado
nesta estrada meio deserta
não sabemos quanto tempo as tréguas vão durar...





há vitórias e derrotas
apontadas em silêncio





no diário imaginário
onde empilhamos as razões para lutar!





Repreendo os meus fantasmas
ao virar de cada esquina





por espantarem a inocência
quantas vezes te odiei com medo de te amar...





vejo o fundo da garrafa
acendo mais outro cigarro
tudo serve de cinzeiro
quando os deuses brincam é para magoar!





Vamos enganar o tempo
saltar para o primeiro combóio
que arrancar da mais próxima estação
Para quê fazer projectos
quando sai tudo ao contrário?
Pode ser que, por milagre,
troquemos as voltas aos deuses





Entre o caos e o conflito
a vontade e a desordem
não podemos ver ao longe
e corremos sempre o risco de ir longe demais





somos meros transeuntes
no passeio dos prodígios
somos só sobreviventes
com carimbos falsos nas credenciais





Vamos enganar o tempo...



clicar aqui:
«JorgePalma»











E POR VEZES





E por vezes as noites duram meses.
E por vezes os mares oceanos.
E por vezes os braços que apertamos
nunca mais são os mesmos. E por vezes




encontramos de nós em poucos meses
o que a noite nos fez em muitos anos.
E por vezes fingimos que lembramos.
E por vezes lembramos que por vezes




ao tomarmos o gosto aos oceanos
só o sarro das noites não dos meses
lá no fundo dos corpos encontramos.




E por vezes sorrimos ou choramos.
e por vezes por vezes ah por vezes
num segundo se evolam tantos anos.




______David Mourão Ferreira_____________
Lido por
Jorge Palma
.e
por vezes é preciso celebrar a loucura que nos aviva
a alma
e engrossar o frágil momento de nos darmos.
e
por vezes é-se tão desigual, e tão
respeitosamente digno
como tu,
esta noite foste, ao declamar este espantoso poema.
O meu obrigada ,Palma













terça-feira, março 22, 2005


Porto___3h de uma tarde Posted by Hello
um dia
uma noite
uma hora
um minuto
um sopro
tudo é insuficiente
ou tudo é apenas o significado do oculto que "não queremos ver"



hoje compreendi o significado da cor dos rios.
a frieza das rochas.
o céu que não sabe.
o grito que não sai.






[...que triste é querer aproveitar um minuto e não saber como [...]
[...]e todas as coisas nos contemplam,porque em tudo,até no tempo existem olhos
inuciosos,pausados e intrusos.
__________Baptista Bastos in "No interior da tua ausência"

segunda-feira, março 21, 2005

Dia Mundial da Poesia

AOS POETAS



Escrever é a obrigação
Dos que nascem com o dom
De brincar com as palavras
E saber contar as mágoas
De uma forma carinhosa.
É ter humor e alegria,
É falar,é não ser mudo,
É ser um pouco de tudo,
Escrever é ser paixão.
Os poetas são arautos do futuro,
Os primeiros a darem tiros no escuro,
Os orixás que abrem os caminhos,
São os que apontam direcções,
Os que vivem mais sozinhos,
Os que pensam mais nos outros,
Os que dão as suas vidas
Aos cadernos e canetas
E às emoções com eles vividas.
Os poetas fazem histórias
Onde antes nada existia,
Fazem castelos no ar
Com personagens virtuais
Que são no fundo mais reais
Do que a própria realidade.
Inventam planetas, cidades
Com tanta descontracção
Que nos dão a sensação
De serem magos antigos.
Trazem luz aos mais perdidos
E paz aos atormentados.

São senhores da alquimia
Que, numa folha em branco,
Trazem riso, trazem pranto,
Mas trazem nas mãos a magia
Que fará mudar um dia
A nossa forma de pensar.
Eu por mim só quero amar
Com alma de um poeta,
E que jamais se esqueça
De que força de algumas palavras
Pode ser mais perigosa
Do que a lâmina de mil espadas.
Os poetas verdadeiros
São monges, são cavaleiros
Que ainda pensam na honra
Na paz, no amor, na verdade.
São os que sentem saudade
De coisas jamais vividas,
São os das causas perdidas,
Ma são os que sempre estarão
Prestando homenagem à vida.

Fernando Girão_____






sábado, março 12, 2005

Uma cidade
pode ser o nome
dum país,dum cais,um porto,um barco
de andorinhas e gaivotas
ancoradas
na areia.E pode
ser...
[...]
Uma cidade
pode ser um coração
um punho.
____Albano Martins_______




Eugénio de Andrade




?O Porto é só o quê afinal?


quinta-feira, março 10, 2005

"...não me atinjam não me toquem

meus amigos sou de vidro"

________Lídia Jorge______

em momentos assim
descubram-me
PORQUE
sou vidro sem forma

"Dans le..."

taken by C.
"[...]Por isso quis muito e não quis nada
que visses os meus olhos,
fixasses as veias das minhas mãos.
Quia muito e detestei a ideia
de estar frente a ti
falando de coisas simples e banais,
usando as palavras que se usam.
que todos usamos.
E tive terror
que me descobrisses
por detrás da máscara [...]"
_________Pedro Paixão________
in
"Cala a minha boca com a tua"

segunda-feira, março 07, 2005

ja quase que nada que vem de ti ultrapassa a realidade

já quase que nada que vem de ti resiste ao assombro


já quase que nada que vem de ti...

já quase que nada vem de ti

domingo, março 06, 2005

E em ti principiam o mar e o mundo...
E tudo circula entre teu sopro e o teu amor.
As coisas nascem de ti como as luzes nascem dos campos fecundos,
os instantes começam da tua oferenda
como as guitarras [...]
__________Herberto Helder___________

taken by Rose






sábado, março 05, 2005

Embarquei nesta sala esperando que escorressem papeis brancos suficientes para que me sossegassem mas só espantei ainda mais as certezas..
Fiquei com medo dos focos que iluminava demais o real. Dos focos que sobreviviam sem a palavra não domada do medo ou da dúvida.Tive medo de mim. De ti. De tudo o que passou e que ainda está por vir e que eu terei que sublinhar para ler depois.
"No palco, e junto do palco, e em todos os cantos da sala,encontro sombras. [...]
Compreendo que hoje tinha que voltar"

terça-feira, março 01, 2005

:: noite mal dormida::

palavras

vãs
imperfeitas

nulas
5ª tentativa

desabrigadas

4ª tentativa

inóspitas

3ª tentativa


desiguais

2ª tentativa

selvagens


1ª tentativa
(desenhos by SombrArredia)




Tudo está escrito nos espaços em branco que ficam entre uma página e a seguinte.
O resto não importa.





[_________Inês Pedrosa___ "Nas tuas mãos____]

segunda-feira, fevereiro 28, 2005

[será k Deus sinaliza essa tal pessoa errada com um chip ou algo do género?]
foto do filme___ "The Million Dollar Hotel"
de Wim Wenders


Pensando bem
em tudo que a gente vê ,e vivência
e ouve e sente
não existe uma pessoa certa pra gente.
Existe uma pessoa
que se você for parar pra pensar
é, na verdade a pessoa errada.
Porque a pessoa certa
faz tudo certinho
chega na hora certa
fala as coisas certas,
faz as coisas certas,
mas nem sempre a gente tá precisando das coisas certas.
Aí é a hora de procurar a pessoa errada.
A pessoa errada te faz perder a cabeça
fazer loucuras
perder a hora
morrer de amor.
A pessoa errada vai ficar um dia sem te procurar
que é pra na hora que vocês se encontrarem
a entrega ser muito mais verdadeira.
A pessoa errada, é na verdade, aquilo que a gente chama de pessoa certa.
Essa pessoa vai-te fazer chorar
mas uma hora depois vai estar enxugando suas lágrimas.
Essa pessoa vai tirar seu sono
mas vai-te dar em troca umanoite de amor inesquecível.
Essa pessoa talvez te magoe
e depois te enche de mimos pedindo seu perdão.
Essa pessoa pode não estar 100% do tempo ao seu lado
mas vai estar 100% da vida dela esperando você.
Vai estar o tempo todo pensando em você.
A pessoa errada tem que aparecer pra todo o mundo
porque a vida não é certa
nada aqui é certo
o que é certo mesmo, é que temos que viver
cada momento
cada segundo
amando, sorrindo,chorando,emocionando,pensando, agindo,querendo, conseguindo
e só assim
é possível chegar àquele momento do dia
em que a gente diz "Graças à Deus deu tudo certo"
quando na verdade
tudo o que ele quer
é que a gente encontre a pessoa errada
pra que as coisas comecem a realmente funcionar direito prá gente...
Luís F. Veríssimo




segunda-feira, fevereiro 21, 2005


[abre-me o dia]
[frente a frente com a grande janela]
[e sujeita-me à insensatez de não prescendir do que não é relevante]

Uma só coisa é necessária:
a solidão, a grande solidão interior.
Caminhar em si próprio e, durante horas,
não encontrar ninguém
- é a isto que é preciso chegar
Rilke

sábado, fevereiro 19, 2005

[um poema é tão somente uma gotícula que se desprende da nossa seiva e que teima em respirar no sopro de quem o lê]
Revoada
Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.Quando fechas o livro, eles alçam vôo
como de um alçapão.Eles não têm pouso
nem porto
alimentam-se um instante em cada par de mãos
e partem.E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti...

Mario Quintana

Domingo

Domingo.
Acordar.
Entrar.
Contemplar.
Sentir.
Sair.
Respirar.
Sonhar.
Sorrir.
Partir.
Exposição no Silo NorteShopping
.Jorge Henriques.
TU
Com esse teu ar
de arcanjo negro
pálido e magro
triste e alheado
ficas por vezes quase etéreo
calado
enquanto eu te olho docemente
Num espanto condenado
quase místico
debruço-me secreta à tua beira
e numa espécie de prece
porque existes
alheado - magro
belo e triste
estou de joelhos,
meu amore
beijo-te
Mª Teresa Horta


do filme de Wim Wenders
"As asas do desejo"

domingo, fevereiro 13, 2005

Sem mais nada

.não me perguntes em que horizontes ando nem em que espaços me escondo.não me perguntes em que noite lunar ou em que manhã solar me refugio. aquilo que sou está demasiado esfumado para me acreditar ou para simplesmente me volver na realidade do macadame das ruas, que sonoras me alertam para o existir sem mais nada.
SEM MAIS NADA.
lembro-me das ruas que percorri e do grito que me lançavam.
lembro-me do brilho do som,do brilho do sorrir,do brilho do levantar voo,
mas
MAIS NADA.
nem dos pontos cardeais,nem dos traços a grafite grosso que risquei no meu mapa [das ruas que ia conquistando], nem de
NADA .

taken by Rose
seguindo pra Lx
[[[ Lembro-me da minha mão pousada sobre a tua e esse instante está debaixo da minha solidão.]]] ____________
______________
_________

J.Luís Peixoto

taken by sombrArredia
"Dá-me a tua mão desconhecida, que a vida está me doendo, e não sei como falar."
Clarice Lispector in "A paixão segundo G.H."

segunda-feira, fevereiro 07, 2005

Helena Almeida

Que me importa

amor

que seja dia

ou que seja noite iluminada.

Que me importa

amor

que seja a chuva

ou um novelo de paz a madrugada.

Que me importa

amor

que seja o vento

ou a flor o fogo mais aceso.

Que me importa

amor que seja a raiva.

Que me importa

amor

que seja o medo.

___________Maria Teresa Horta





domingo, fevereiro 06, 2005

taken by Rose
Porto 2003
E de repente, tudo se acaba
num repente toda a água sobre mim, e destrói
minha lúcida fortaleza de areia que,
encerrava o sonho de que te fiz.
Tudo se acaba, quando vem a noite
tudo se acaba...repito em vão...
o que gostaria que acontecesse à minha solidão
esta mágoa tão sombria que me deixa
assim desolado, da lágrima mais tardia
que mesmo tardia, desenterra meu passado.
E eu, aí de mim!que sou o mais singelo
o mais honesto,o mais austero
colecionador de lágrimas.
O mais perfeccionista e competente colecionador
de LÁ GRI MAS.
Ofício companheiro,ofício inseparável este
que caminha comigo pelas noites,dentro dos bares
nos ollhares dos estranhos, no reflexo das poças
nos teus olhos infinitos.
Teus olhos, vejo-os, na parede vazia
na cama desfeita, eu os sintos quando acordo
eu os imagino quando eu choro
eu te recordo ao ver teus óculos
esquecidos no criado mundo...
gentilmente cedido por _____Glauco Callia