taken by SombrArredia
segunda-feira, março 28, 2005
terça-feira, março 22, 2005
um dia
uma noite
uma hora
um minuto
um sopro
tudo é insuficiente
ou tudo é apenas o significado do oculto que "não queremos ver"
hoje compreendi o significado da cor dos rios.
a frieza das rochas.
o céu que não sabe.
o grito que não sai.
uma noite
uma hora
um minuto
um sopro
tudo é insuficiente
ou tudo é apenas o significado do oculto que "não queremos ver"
hoje compreendi o significado da cor dos rios.
a frieza das rochas.
o céu que não sabe.
o grito que não sai.
[...que triste é querer aproveitar um minuto e não saber como [...]
[...]e todas as coisas nos contemplam,porque em tudo,até no tempo existem olhos
inuciosos,pausados e intrusos.
__________Baptista Bastos in "No interior da tua ausência"
segunda-feira, março 21, 2005
Dia Mundial da Poesia
AOS POETAS
Escrever é a obrigação
Dos que nascem com o dom
De brincar com as palavras
E saber contar as mágoas
De uma forma carinhosa.
É ter humor e alegria,
É falar,é não ser mudo,
É ser um pouco de tudo,
Escrever é ser paixão.
Escrever é a obrigação
Dos que nascem com o dom
De brincar com as palavras
E saber contar as mágoas
De uma forma carinhosa.
É ter humor e alegria,
É falar,é não ser mudo,
É ser um pouco de tudo,
Escrever é ser paixão.
Os poetas são arautos do futuro,
Os primeiros a darem tiros no escuro,
Os orixás que abrem os caminhos,
São os que apontam direcções,
Os que vivem mais sozinhos,
Os que pensam mais nos outros,
Os que dão as suas vidas
Aos cadernos e canetas
E às emoções com eles vividas.
Os primeiros a darem tiros no escuro,
Os orixás que abrem os caminhos,
São os que apontam direcções,
Os que vivem mais sozinhos,
Os que pensam mais nos outros,
Os que dão as suas vidas
Aos cadernos e canetas
E às emoções com eles vividas.
Os poetas fazem histórias
Onde antes nada existia,
Fazem castelos no ar
Com personagens virtuais
Que são no fundo mais reais
Do que a própria realidade.
Inventam planetas, cidades
Com tanta descontracção
Que nos dão a sensação
De serem magos antigos.
Trazem luz aos mais perdidos
E paz aos atormentados.
São senhores da alquimia
Que, numa folha em branco,
Trazem riso, trazem pranto,
Mas trazem nas mãos a magia
Que fará mudar um dia
A nossa forma de pensar.
Eu por mim só quero amar
Com alma de um poeta,
E que jamais se esqueça
De que força de algumas palavras
Pode ser mais perigosa
Do que a lâmina de mil espadas.
Os poetas verdadeiros
São monges, são cavaleiros
Que ainda pensam na honra
Na paz, no amor, na verdade.
São os que sentem saudade
De coisas jamais vividas,
São os das causas perdidas,
Ma são os que sempre estarão
Prestando homenagem à vida.
Onde antes nada existia,
Fazem castelos no ar
Com personagens virtuais
Que são no fundo mais reais
Do que a própria realidade.
Inventam planetas, cidades
Com tanta descontracção
Que nos dão a sensação
De serem magos antigos.
Trazem luz aos mais perdidos
E paz aos atormentados.
São senhores da alquimia
Que, numa folha em branco,
Trazem riso, trazem pranto,
Mas trazem nas mãos a magia
Que fará mudar um dia
A nossa forma de pensar.
Eu por mim só quero amar
Com alma de um poeta,
E que jamais se esqueça
De que força de algumas palavras
Pode ser mais perigosa
Do que a lâmina de mil espadas.
Os poetas verdadeiros
São monges, são cavaleiros
Que ainda pensam na honra
Na paz, no amor, na verdade.
São os que sentem saudade
De coisas jamais vividas,
São os das causas perdidas,
Ma são os que sempre estarão
Prestando homenagem à vida.
Fernando Girão_____
sábado, março 12, 2005
quinta-feira, março 10, 2005
"...não me atinjam não me toquem
meus amigos sou de vidro"
________Lídia Jorge______
em momentos assim
descubram-me
PORQUE
sou vidro sem forma
taken by C.
"[...]Por isso quis muito e não quis nada
que visses os meus olhos,
fixasses as veias das minhas mãos.
Quia muito e detestei a ideia
de estar frente a ti
falando de coisas simples e banais,
usando as palavras que se usam.
que todos usamos.
E tive terror
que me descobrisses
por detrás da máscara [...]"
_________Pedro Paixão________
in
"Cala a minha boca com a tua"
segunda-feira, março 07, 2005
domingo, março 06, 2005
sábado, março 05, 2005
Embarquei nesta sala esperando que escorressem papeis brancos suficientes para que me sossegassem mas só espantei ainda mais as certezas..
Fiquei com medo dos focos que iluminava demais o real. Dos focos que sobreviviam sem a palavra não domada do medo ou da dúvida.Tive medo de mim. De ti. De tudo o que passou e que ainda está por vir e que eu terei que sublinhar para ler depois.
"No palco, e junto do palco, e em todos os cantos da sala,encontro sombras. [...]
Compreendo que hoje tinha que voltar"
terça-feira, março 01, 2005
:: noite mal dormida::
palavras
vãs
nulas
5ª tentativa
desabrigadas

4ª tentativa
inóspitas
3ª tentativa
desiguais
2ª tentativa
selvagens
1ª tentativa
(desenhos by SombrArredia)
Tudo está escrito nos espaços em branco que ficam entre uma página e a seguinte.
O resto não importa.
[_________Inês Pedrosa___ "Nas tuas mãos____]
segunda-feira, fevereiro 28, 2005
[será k Deus sinaliza essa tal pessoa errada com um chip ou algo do género?]
foto do filme___ "The Million Dollar Hotel"
de Wim Wenders
Pensando bem
em tudo que a gente vê ,e vivência
e ouve e sente
não existe uma pessoa certa pra gente.
Existe uma pessoa
que se você for parar pra pensar
é, na verdade a pessoa errada.
Porque a pessoa certa
faz tudo certinho
chega na hora certa
fala as coisas certas,
faz as coisas certas,
mas nem sempre a gente tá precisando das coisas certas.
Aí é a hora de procurar a pessoa errada.
A pessoa errada te faz perder a cabeça
fazer loucuras
perder a hora
morrer de amor.
A pessoa errada vai ficar um dia sem te procurar
que é pra na hora que vocês se encontrarem
a entrega ser muito mais verdadeira.
A pessoa errada, é na verdade, aquilo que a gente chama de pessoa certa.
Essa pessoa vai-te fazer chorar
mas uma hora depois vai estar enxugando suas lágrimas.
Essa pessoa vai tirar seu sono
mas vai-te dar em troca umanoite de amor inesquecível.
Essa pessoa talvez te magoe
e depois te enche de mimos pedindo seu perdão.
Essa pessoa pode não estar 100% do tempo ao seu lado
mas vai estar 100% da vida dela esperando você.
Vai estar o tempo todo pensando em você.
A pessoa errada tem que aparecer pra todo o mundo
porque a vida não é certa
nada aqui é certo
o que é certo mesmo, é que temos que viver
cada momento
cada segundo
amando, sorrindo,chorando,emocionando,pensando, agindo,querendo, conseguindo
e só assim
é possível chegar àquele momento do dia
em que a gente diz "Graças à Deus deu tudo certo"
quando na verdade
tudo o que ele quer
é que a gente encontre a pessoa errada
pra que as coisas comecem a realmente funcionar direito prá gente...
Luís F. Veríssimo
sábado, fevereiro 26, 2005
segunda-feira, fevereiro 21, 2005
sábado, fevereiro 19, 2005
[um poema é tão somente uma gotícula que se desprende da nossa seiva e que teima em respirar no sopro de quem o lê]
Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam
no livro que lês.Quando fechas o livro, eles alçam vôo
como de um alçapão.Eles não têm pouso
nem porto
alimentam-se um instante em cada par de mãos
e partem.E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti...
Mario Quintana
Domingo
Domingo.
Acordar.
Entrar.
Contemplar.
Sentir.
Sair.
Respirar.
Sonhar.
Sorrir.
Partir.
Exposição no Silo NorteShopping
.Jorge Henriques.
.Jorge Henriques.
TU
Com esse teu ar
de arcanjo negro
pálido e magro
triste e alheado
ficas por vezes quase etéreo
calado
enquanto eu te olho docemente
Num espanto condenado
quase místico
debruço-me secreta à tua beira
e numa espécie de prece
porque existes
alheado - magro
belo e triste
estou de joelhos,
meu amore
beijo-te
Mª Teresa Horta
"As asas do desejo"
domingo, fevereiro 13, 2005
Sem mais nada
.não me perguntes em que horizontes ando nem em que espaços me escondo.não me perguntes em que noite lunar ou em que manhã solar me refugio. aquilo que sou está demasiado esfumado para me acreditar ou para simplesmente me volver na realidade do macadame das ruas, que sonoras me alertam para o existir sem mais nada.
lembro-me das ruas que percorri e do grito que me lançavam.
lembro-me do brilho do som,do brilho do sorrir,do brilho do levantar voo,
mas
mas
nem dos pontos cardeais,nem dos traços a grafite grosso que risquei no meu mapa [das ruas que ia conquistando], nem de
sábado, fevereiro 12, 2005
segunda-feira, fevereiro 07, 2005
Helena Almeida
Que me importa
amor
que seja dia
ou que seja noite iluminada.
Que me importa
amor
que seja a chuva
ou um novelo de paz a madrugada.
Que me importa
amor
que seja o vento
ou a flor o fogo mais aceso.
Que me importa
amor que seja a raiva.
Que me importa
amor
que seja o medo.
___________Maria Teresa Horta
domingo, fevereiro 06, 2005
E de repente, tudo se acaba
num repente toda a água sobre mim, e destrói
minha lúcida fortaleza de areia que,
encerrava o sonho de que te fiz.
Tudo se acaba, quando vem a noite
tudo se acaba...repito em vão...
o que gostaria que acontecesse à minha solidão
esta mágoa tão sombria que me deixa
assim desolado, da lágrima mais tardia
que mesmo tardia, desenterra meu passado.
E eu, aí de mim!que sou o mais singelo
o mais honesto,o mais austero
colecionador de lágrimas.
O mais perfeccionista e competente colecionador
de LÁ GRI MAS.
Ofício companheiro,ofício inseparável este
que caminha comigo pelas noites,dentro dos bares
nos ollhares dos estranhos, no reflexo das poças
nos teus olhos infinitos.
Teus olhos, vejo-os, na parede vazia
na cama desfeita, eu os sintos quando acordo
eu os imagino quando eu choro
eu te recordo ao ver teus óculos
esquecidos no criado mundo...
gentilmente cedido por _____Glauco Callia
Helena Almeida
Eu estava só naquela tarde e tu vieste
de dentro povoar-me de cidade o coração
prometido para o lugar
onde costumamos deixar as palavras
Tinham posto de novo fitas nas árvores
reuniram-se os corpos e as vozes
para todos sentirem
pontualmente a alegria
E tu pousaste então ó meu pássaro naquele coração
cingido no meio da cidade.
(Ruy Belo)
Helena Almeida
sábado, fevereiro 05, 2005
numa manhã em que não queria estar
me
Houve alguém que te conheceu . que te faz tremer ao passar . porque nunca a deixaste de a amar . continuas a ensaiar a conveniência do sorriso . o planear do improvisso que te faz sentir maior . no artificio dos teus gestos pensas abraçar o mundo quando nem por um segundo te abraças a ti mesmo. e assim vais vivendo e assim vais andando aí e assim vais perdendo em ti tudo aquilo que nunca foste...
me

Houve alguém que te conheceu . que te faz tremer ao passar . porque nunca a deixaste de a amar . continuas a ensaiar a conveniência do sorriso . o planear do improvisso que te faz sentir maior . no artificio dos teus gestos pensas abraçar o mundo quando nem por um segundo te abraças a ti mesmo. e assim vais vivendo e assim vais andando aí e assim vais perdendo em ti tudo aquilo que nunca foste...
Toranja in Adormecido
domingo, janeiro 30, 2005
Serigrafia sobre papel Craft 1997
by {sombrArredia}
[o desenho é o trabalho mais íntimo que se faz. somos só nós, um lápis,aguarelas,cores e o papel.está muito próximo,amamo-lo e mantemo-lo só para nós.náo queremos mostrá-lo. é diferene da poesia.]
@Rebecca Horn _______ Artista plástica
in Suplemento mIL Folhas / jornal Publico 29.01.05
quarta-feira, janeiro 26, 2005
taken by SombArredia
Sós
irremediavelmente sós,
como um astro perdido que arrefece.
Todos passam por nós e ninguém nos conhece
(...)
Os astros não se explicam; arrefecem.
Nesta envolvente solidão compacta,
quer se grite ou não se grite,
nenhum dar-se dentro se refracta,
nenhum ser se transmite.
Quem tenta o sofrimento sou eu só, e mais ninguém.
Quem sofre o sofrimento sou eu e mais ninguém.
Quem estremece neste meu estremecimento sou eu só e mais ninguém.
Dão-se os lábios,dão-se os braços, dão-se os olhos, dão-se os dedos,
bocetas de mim; segredos dão-se em pasmados compassos;
dão-se as noites, dão-se os dias, dão-se aflitivas esmolas;
(....)
dão-se os nervos, dá-se a vida, dá-se o sangue gota a gota, com uma braçada rota.
Dá-se tudo e nada fica.
(...)
António Gedeão
onde só em janeiro as há...
take by sombrArredia __dum alto duma cidade
[...]
e uma melancolia grave como um horizonte longínquo.
E um choro para dentro,estúpido e terno.
[...]
Vergílio Ferreira in "Pensar"
Passos inéditos que me foram empurrados
e só compreendidos no fim...
Segui o que tinha que seguir naquela manhã
e descobri que a luz e o som andam de mãos dadas
para extinguir o que não se viveu até hoje.
"O vento, esse zumbido interior perseguir-te-à sempre",
só tenho que o sincronizar entre o gesto e o acordar,
entre o olhar e o adormecer.
(mas
até lá
é provável que me perca novamente).
domingo, janeiro 23, 2005
quinta-feira, janeiro 20, 2005
Taken by {me}
.Quando nâo "temos luz"
tenta-se ir ao encontro dela
de qualquer jeito.
.Da melhor maneira que se nos depara no momento ...
nem que seja pra constatarmos que não reflectimos
qualquer pedaço de cintilação conhecida,
e que estamos baços
ou com "sujidade" no espelho da alma.
.E se esse encontro acontece e a luz nos encadeia,
então,
ficamos esmagados no chão e já dele não conseguimos sair.
Então espera-se pacientemente.
.Erguemos talvez então um pouco a cara p´ra respirar,
esticamos o corpo afim de que os outros percebam que estamos "ali"...
e que aquele espaço é nosso.
Sim.
É nosso.
.É nosso apesar de o ocuparmos de rastos,
porque só de rastos é que conseguimos permanecer
em dias de nódoas negras na alma.
quarta-feira, janeiro 19, 2005
sábado, janeiro 15, 2005
numa noite com medo de não conseguir
............................
"metásteses com água"
by SombrArredia
by SombrArredia
tinta de óleo sobre papel/tela
o medo vai ter tudo.Pernas.ambulâncias.e o luxo blindado.de alguns automóveis.Vai ter olhos onde ninguém o veja.mãozinhas cautelosas.enredos quase inocentes. ouvidos não só nas paredes.mas também no chão.no teto.no mumúrio dos esgotos e talvez até (cautela).ouvidos nos teus ouvidos.O medo vai ter tudo.Fantasmas na ópera.sessões contínuas de espiritismo.milagres.cortejos.frases corajosas.meninas exemplares.seguras de penhor.maliciosas casas de passe.conferências várias congressos muitos.óptimos empregos.poemas originais e poemas como este.projectos altamente porcos.heróis.(o medo vai ter heróis!).costureiras reais e irreais.operários (assim assim).escriturários.(muitos) talvez a minha.com certeza a deles.Vai ter capitais.países.suspeitas como toda a gente.muitíssimos amigos.beijos.namorados esverdeados.ardentes.amantes silenciosos.e angustiados.o medo vai ter tudo.tudo.e tenho medo.que é justamente. (o que o medo quer).O medo vai ter tudo.quase tudo.e cada um por seu caminho.havemos todos de chegar.quase todos.a ratos.
_________Alexandre O´Neiil in Poema pouco original do medo
Subscrever:
Mensagens (Atom)

































